Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Mauá tem História!!

Sou da cidade de Mauá e hoje eu estava lendo o jornal que meu pai trouxe e no final tinha uma material com o mesmo nome do titulo ↑. Eu li a pequena matéria e gostei e como sou de Mauá gostaria que vocês conhecem um pouquinho da minha cidade.
Foto antiga da praça

Praça Teotônio Vilela

Uma das praças mais arborizadas de Mauá, a praça Teotônio Vilela é repleta de história. Os moradores mais velhos da cidade ainda se lembram: ali ficava o primeiro Grupo Escolar de Mauá, inaugurado em agosto de 1935, instalado num antigo casarão que até o ano anterior pertencera a Luis Merloni. Em 1934, Merloni vendeu sua propriedade a Andé Magini, que alugou a casa ao governo do Estado para a instalação da escola.

Com um crescente número de alunos, o Estado foi obrigado a construir outros prédios: os atuais E.E.Visconde de Mauá (mais conhecido como "Viscondinho") e Terezinha Sartori (mais conhecido como "Viscondão"), desocupando o casarão alugado, que foi, por fim, demolido em 1978. Sua única reminiscência visível é a paineira, hoje patrimônio tombado. O nome da praça é uma homenagem a um senador alagoano que participou da redemocratização do Brasil, no início da década de 1980.


Postado por: Maria

2 comentários:

  1. Deve ser legal isso, morar em cidade que têm várias histórias e que possivelmente as pessoas se conhecem.
    Agora eu já sei um pouquinho sobre Mauá =)
    Obrigada mesmo pelo comentário moça, vou passar mais vezes por aqui também! =)

    ResponderExcluir